com Malena Contrera
e Santina Rodrigues
Curso anual
Quintas-feiras, 19h às 21h
Módulo 1 : 07/08 até 18/12/2025
Módulo 2: 05/02 até 25/06/2026
Este programa de aprimoramento clínico oferece bases teórico-conceituais para a compreensão do manejo técnico e ético da terapia de base analítica, numa perspectiva transversal de saberes como a Mitologia, a Psicologia, a Antropologia e as Artes. Propõe uma ênfase no diálogo com princípios da Psicologia Analítica e Arquetípica, notadamente os que fundamentam a abordagem dos fenômenos ligados aos sonhos, imagens e outros recursos expressivos que podem enriquecer tanto o relacionamento terapêutico vivido pelo par analítico, como o “devir-individuação”, seja no enquadre individual ou em intervenções em grupos e institucionais.
O curso oferece um aprofundamento nas formações psicopatológicas da dinâmica psíquica, nos fenômenos da transferência e contratransferência, além da dimensão imagética dessas manifestações, como eixos centrais para a compreensão dos desafios básicos do enquadre terapêutico. Serão, também, abordadas as questões estruturais do processo da análise, como seu início e finalização, além dos sentidos metafóricos do dinheiro na economia simbólica da psicoterapia. Outros aspectos que permeiam o dia-a-dia da análise, como o trabalho com a resistência e a sombra do terapeuta, também serão contemplados.
Por fim, pretende-se instigar e preparar o terapeuta a se colocar tanto a serviço de uma análise autoral dos sujeitos que o procuram, como também a tensionar suas próprias idealizações para descobrir e criar modos de cultivar a vida profissional em consonância com sua própria alma e com suas competências, num fluxo constante e aberto a novos devires da imaginação e de práticas de cuidado diferenciadas, conforme as necessidades da alma do mundo.
Acompanhamento do processo de aprimoramento (individual e em grupo):
INSCRIÇÕES: Este curso contará com um processo de seleção de participantes por meio de entrevistas individuais. A inscrição será realizada através do formulário de candidaturas. Entre os dias 01 a 07 de julho de 2025, as entrevistas serão realizadas com inscritos. A seleção de participantes será anunciada via e-mail.
I – Análise não-normalizante: a que(m) serve uma análise?
II – O manejo clínico:
III – Abordagem terapêutica: a imaginação e o corpo na análise.
Carga horária total do curso: 100 horas
Gravação disponível por 6 meses
Quintas-feiras (19h às 21h)
07/08 até 18/12/2025
05/02 até 25/06/2026
Início do curso: 07/08/2025
Entrevistas com candidat@s:
01/07 a 07/07
Resultado da seleção através do e-mail:
19/07
Inscrição:
15/5 até dia 25/6
Neste curso, serão oferecidas três bolsas integrais para pessoas trans, negras e indígenas.
Diretora de cursos e atividades científicas do Instituto do Imaginário.
Doutora em Comunicação e Semiótica, pós-doutora em Comunicação e Cultura e Analista Junguiana, pesquisadora e professora de Psicologia Analítica, Comunicação e Teoria Crítica da Mídia. Astróloga na linha transpessoal. Dedicou-se nas últimas décadas aos estudos sobre teoria do imaginário e da imagem, empatia, mimese, teoria do mito, estudos do feminino, teoria dos vínculos e resiliência. Possui uma série de publicações que podem ser acessadas nos links indicados na página inicial.
Mestre e Doutora em Psicologia do desenvolvimento da personalidade pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora universitária e supervisora clínica em cursos de graduação e pós-graduação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Pesquisadora e palestrante sobre temas ligados à arteterapia junguiana e a processos de morte, luto e suicídios, com diversos artigos e capítulos de livros publicados sobre os referidos temas. Atende como psicóloga clínica (CRP 06/49.534-3) e arteterapeuta junguiana há 29 anos presencialmente em São Paulo e na modalidade online. É Diretora dos núcleos de Arteterapia Junguiana e de estudos sobre luto e suicídio no Instituto do Imaginário.
AINDA COM DÚVIDAS?
TOQUE NO BOTÃO ABAIXO E FALE COM NOSSA EQUIPE
© 2024. Todos os direitos reservados. Instituto do Imaginário