Sobre

O Instituto do Imaginário nasce do desejo de criar um espaço de referência para pessoas que querem refletir sobre a realidade, em busca de ferramentas que construam uma ação mais consciente, potente e qualificada em seus campos de ação profissionais e existenciais.

Imaginário é a essência do que somos, imaginação é nossa grande ferramenta de transgressão e ação criativa. Tudo que existe, começou na imaginação.

Imagens, imaginação, imaginário – eis o nosso tripé
Pensamos que o pensamento contemporâneo tem que reconhecer a necessidade dos diálogos interdisciplinares, transitando por saberes diversos que se complementem. Acreditamos que os constantes diálogos ampliam e aprofundam as perspectivas de ação para a realização de nosso desejo: contribuir para a criação de um mundo melhor para as pessoas, e de pessoas melhores para o mundo.

Nosso lugar de origem e de trocas é esse encontro entre a Psicologia Analítica, a Comunicação, a Ecologia, a Antropologia do Corpo, a Filosofia Contemporânea, os saberes poéticos, as práticas artísticas e os ativismos sociais, seguindo nas lições da Teoria da Complexidade e da Religação dos Saberes.
Contamos com todos os nossos amigos e parceiros na realização desse sonho e nos desafios e alegrias que nos aguardam.

 

O que faremos?
De início, começamos com duas ações:

  1. Os saberes: cursos livres, workshops, palestras, grupos de estudos, grupos de supervisão clínica em psicoterapia.
  2. Os sabores: as ações diretas por meio da clínica social.

Ninguém nasce para o pouco, ainda que nem sempre o grande seja desejável. Nosso desejo é seguirmos para o muito: muito sentido, muita relevância, muitas trocas, muitos desafios, muitos frutos, muitas alegrias e afetos. O tamanho a que isso nos levará não podemos prever, mas estaremos sempre abertos e sabemos que o mapa não é o caminho. Desejamos que, por esse caminho, possamos ir de mãos dadas com parcerias e ações que nos ajudem a ir reimaginando a vida, enquanto a vivemos o mais plenamente possível.

Direção

Malena Segura Contrera

Diretora de cursos e atividades científicas.

Doutora em Comunicação e Semiótica, pós-doutora em Comunicação e Cultura e Analista Junguiana, pesquisadora e professora de Psicologia Analítica, Comunicação e Teoria Crítica da Mídia. Astróloga na linha transpessoal.  Dedicou-se nas últimas décadas aos estudos sobre teoria do imaginário e da imagem, empatia, mimese, teoria do mito, estudos do feminino, teoria dos vínculos e resiliência. Possui uma série de publicações que podem ser acessadas nos links indicados na página inicial.

PERFIL COMPLETO E PUBLICAÇÕES

Jorge Miklos

Diretor da clínica solidária e de grupos de trabalho.

Professor de Psicologia e Comunicação, é graduado em Psicologia, História e Ciências Sociais. Mestre em Ciências da Religião e doutor em Comunicação (PUC/SP). Pós-doutor em Comunicação Comunitária (UFRJ). Especialista em Psicologia Analítica e analista junguiano. Interesses de pesquisa: Teoria Analítica, Religiosidades, Comunicação Popular e Comunitária e Cultura Digital.

PERFIL COMPLETO E PUBLICAÇÕES

plugins premium WordPress